Croquis

Igatu – Bahia

Equipe Quero Escalar/Sanca Pression Team em Igatu

Pois é, fomos pra Igatu, não encontramos em lugar nenhum os croquis nem nada parecido com um guia. Encontramos sim algumas listas e tabelas com nomes de vias, mas como escaladores sabemos que isso não ajuda muito. Bando de Nerd que somos, ali mesmo durante a noite enquanto a cozinhávamos o jantar e assistíamos meu descanso de tela de mulheres escaladoras, o Guilherme e Eu iamos pondo no papel os setores e as vias que haviamos escalado aquele dia. 15 dias depois tinhamos escalado quase todas as vias do setor Labirinto e muitas do setor Verruga, que são dois lugares diferentes separados alguns minutos de distância (mas que eu tenho certeza que tem escaladores locais que conhecem atalhos pra chegar de um no outro sem ter que descer pra cidade). Devido à facilidade e de termos ido praticamente 11 dos 15 dias para o setor labirinto, que também é o que apresenta mais vias, foi desse setor que fizemos o croqui. Nosso guia possui 41 vias e foi feito em Julho de 2012, ou seja, de lá pra cá podem ter sido abertas várias vias. Ajude-nos a manter o guia atualizado!

Este guia é um presente da Quero Escalar e do São Carlos Pression Team para a comunidade escaladora de Igatu, especialmente para o Xibungo LP, escalador local e entusiasta do escalada de rodapé Boulder! Para o Rafael, um dos principais responsáveis pela abertura de vias e dono da “Igatu Escalada Trekking“, e para o Xiquinho, que é personalidade na cidade (e dono do bar na praça central)! Obrigado galera, nos divertimos muito em Igatu, não vemos a hora de voltar! (só não estamos com saudade das 28horas de carro de São Carlos até lá)

E vamos para o Wikipedia Xupinzation:

Igatu é um distrito do município de Andaraí, no estado da Bahia, no Brasil. Possui um casario histórico de pedra, do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante na região da Chapada Diamantina. Por esta sua característica, o distrito é conhecido pelo apelido de “Machu Picchu baiana”, numa referência à histórica cidade peruana de pedra. O nome “Igatu” é de origem tupi e significa “água boa”, através da junção dos termos ‘y (“água”) e katu (“bom”).

História

A “Vila de Igatu”, antes denominada “Xique-Xique de Igatu”, na primeira fase do garimpo de diamantes, durante o século XIX, foi um próspero povoado no alto da serra, perto da cidade de Andaraí.

Com o declínio da produção de diamantes, a cidade praticamente foi abandonada, restando casas fechadas, ruínas e poucos moradores. Igatu tem, hoje, pouco mais de trezentos habitantes: outrora, eram cerca de 9 000.

A maioria dos garimpeiros construía suas casas utilizando as pedras abundantes no local, numa espécie de construção sem argamassa. Depois de abandonadas, as casas viraram ruínas que lembram as construções de civilizações remotas.

Durante o mês de outubro de 2008, a pequena vila foi cenário do filme brasileiro Besouro.

Atrações Turísticas

Atrações turísticas (é o #@&*@#&) pra quê? Igatu é um grande polo da escalada e deve ter um monte de coisa pra fazer por lá, mas realmente não fizemos nada além de escalar (ahh, como é bom não é mesmo?). Ademais, se você busca outras coisas, pode procurar na internet, mas o importante mesmo que é sobre escalada foi difícil encontrar na internet. E tem, e muita!! Lá tem vários setores, incluindo: Rosinha, California, Labirinto, cruzeiro e Verruga. Só Não fomos conhecer o Rosinha. Da pra ficar escalando em Igatu 15-20 dias e mandar tudo que tem por lá. O Setor labirinto é de longe o mais legal. O verruga também é muito louco, principalmente as vias Manga do Céu, Musa Inspiradora e Candeião (mas todas são classe A)! Apesar de todos os setores que conhecemos possuírem a característica de negativo de agarrão, o labirinto não é diferente, mas possui o maior número de vias por m² da cidade, e a maioria fica na sombra o dia inteiro devido aos “corredores” formados pelos gigantes blocos de pedra, onde ficam as vias.

Chegando pra escalar:

O labirinto é um dos mais fáceis e próximos setores para se escalar. Desde a praça, suba a rua do bar do chiquinho. Veja a foto pra saber o lugar onde você deve virar a direita. Se vc puder, vá com alguém que já conheça pois a trilha, apesar de óbvia, não é direta. Você não vai se perder, mas pode dar algumas voltas. Via de regra a foto abaixo indica bem como chegar nas primeiras vias.

No meio da da subida, uns 50m antes de um alargamento que vira estacionamento para uns 5 carros

E basicamente é isso. Agora você vai precisar do Croqui.

Bom Proveito!

Dicas e sugestões:

  • Levar repelente e “Boa noite” (aquele negocinho que fica queimando em espiral e solta uma fumacinha pra espantar pernilongos, ali é cruel)
  • Passe numa casa de ferragem e compre umas malhas rápidas pra levar. As vias vão sendo conquistadas mais rápido do que os conquistadores conseguem receber equipos, e muitas vias não tem argola/corrente nem malha rápida na parada, e pra limpar é preciso deixar abandono (ou fazer o Magayver), contribua com o pico!
  • Vias que adoramos:
    • 9,12, 13, 14, 15, 20, 21, 24, 25, 27, 29, 37, 38, 40
  • Algumas graduações são um pouco suspeitas. Colocamos a sugestão local/nossa sugestão.
  • Todas as vias são bem protegidas e mesmo as poucas vias um pouco mais esticadas são boas e merecem um pega.
  • A via 23 é um 9a “eliminativo” ou seja, vc não usa os agarrões pra esquerda da via.
  • O Setor verruga com certeza merece uma visita também! (Vamos fazer um croqui juntos?)

Como o croqui foi feito em julho/2012, pode ser (com certeza) que há mais vias… se tiver, manda um feedback pra gente poder atualizar! Se você descobrir o nome das vias que estão faltando, também! =D

Beto na São Sebastião

Bruno na Movimento desumano

Beto na 31..

Genja na Manga do Céu, no setor Verruga

Guilherme na sensacional Musa Inspiradora

Beto na Deixa Arder

0 pensamentos sobre “Igatu – Bahia

  1. Joana Cardoso disse:

    Ei,
    Somos um casal de escaladores em passagem por 7 dias em Igatu com uma criança de 3 anos. Queria saber como são as bases das vias e se existe algum setor mais recomendado? Obrigada! 🙂

    1. usprodrigo disse:

      Oi Joana! As vias no setor labirinto possuem base boa em sua maioria. No setor verruga há trechos mais inclinados. O labirinto nos parece uma boa pedida pra vocês, Aproveitem!

  2. Peter disse:

    Ola Pessoal,
    somos tambem um casal de escaladores e estamos pensando passar alguns dia na chapada em agosto do proximo ano. Como eh a escalada em agosto (muita chuva?). Quantas expressas (malha rapida?) sao necessarias e qual comprimento de corda eh necessario?

    Muito obrigado antencipadamente! Abracos, Peter

  3. Gustavo disse:

    Fala pessoal! Muito massa o blog de vocês. Sabem se tem croqui dos boulders da região?

    1. Carolina disse:

      Hoje já tem disponível o croqui de boulder de Igatu! E tá lindo: https://hotmart.com/product/guia-igatu-boulder/R43395230M

      1. usprodrigo disse:

        Que incrível! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *